Princípios Didáticos

Ensinar princípios como essas regularidades essenciais que regem o ensino e aprendizagem (por que não só deve ser referido como princípios para o ensino, mas devem incluir o aluno), permitindo que o educador cientificamente direcionar o desenvolvimento da personalidade dos alunos e os estudantes, considerando seus estilos de aprendizagem em contextos favoráveis ​​à comunicação e socialização, em que parte da sala de aula se estende em um ambiente contínuo, família, comunidade e sociedade em geral. princípios de ensino são aquelas regularidades essenciais que regem o ensino e a aprendizagem, permitindo que o educador cientificamente direcionar o desenvolvimento da personalidade dos alunos e estudantes, considerando seus estilos de aprendizagem em contextos favoráveis ​​à comunicação e socialização, em aqueles sob a sala de aula se estende em uma família contínua, comunidade e sociedade em geral.


Recursos


Quando se refere aos princípios didácticos, é muito importante notar que:
Pergunte para os princípios didácticos não pode ser mera especulação, a sua determinação deve ser baseada na generalização sistemática e teórica da atividade prática no processo de ensino-aprendizagem que ocorre nas condições concretas de educação em seu sentido mais amplo.


Ensinar princípios têm um caráter sócio-histórico específico.


  • Princípios de ensino estão em linha com a filosofia, psicologia e sociologia da educação que suportam, e outras ciências afins.
  •  Princípios de ensino deve ser geral para todas as disciplinas do currículo.
  •  Princípios de ensino constituem um sistema e cobrir todos os elementos do processo ensino-aprendizagem em sua instrução, funções educativas, formativas e de desenvolvimento.
  • Princípios de ensino estão a transformar função, determinar o conteúdo, métodos, procedimentos, formas de organização e avaliação, com os objectivos categoria regem.



Princípios didácticos enunciados por G, Labarrère e G, Valdivia1


  • A natureza educacional do ensino.
  • A natureza científica da educação.
  • Acessibilidade.
  • Sistematização de ensino.
  • A relação entre teoria e prática.
  • alunos conscientes e ativos sob personagem do professor.
  • A força da assimilação de conhecimentos, habilidades e hábitos.
  • Atenção às diferenças individuais dentro da natureza coletiva do ensino - processo educacional.


Conjunto de princípios didácticos


  • Estruturação do processo de aprender a busca ativa de conhecimento pelo aluno, tendo em conta as ações a serem tomadas por este em momentos de orientação, execução e controle da atividade.
  • Elaborar um sistema de atividades de pesquisa e exploração do conhecimento pelo aluno. a partir de posições reflexivas que incentiva e promove o desenvolvimento do pensamento e independência na escola.
  • Orientar motivação para o objeto da atividade de estudo e manter sua constância. Desenvolver a necessidade de aprender e ser treinado em como fazer
  • Incentivar a formação de conceitos e o desenvolvimento de processos de pensamento lógico, e o âmbito do nível teórico, na medida em que a posse do conhecimento é produzido e a capacidade de resolver problemas sobe.
  • Desenvolver formas de atividade coletiva e comunicação, favorecendo o desenvolvimento intelectual, para conseguir uma interação adequada do individual e do coletivo no processo de aprendizagem.
  • Abordar as diferenças individuais no desenvolvimento da escola, em trânsito para o nível alcançado operacional.
  • Ligar conteúdos de aprendizagem com a prática social e incentivar a avaliação pelo aluno no campo da educação.


Fatores que influenciam a aprendizagem


"Por uma ação educativa intencional" precisamos ter clareza de qual modelo epistemológico está baseada a nossa prática formativa. Entretanto, apenas conhecer estes modelos não é suficiente para melhorar a qualidade da relação de ensino-aprendizagem. É preciso mais. É necessário conhecer os processos de aprendizagem e os fatores que os influenciam.
Para começar, vale ressaltar, que essas ideias se baseiam na epistemologia genética, tendo como referência principal Jean Piaget, que busca desvendar os aspectos fundamentais na formação do conhecimento. Esta teoria está relacionada ao modelo pedagógico relacional.
Segundo esta abordagem, existem alguns fatores que são influenciadores no processo de construção de conhecimento, mas não são determinantes, tais como:

Hereditariedade: são as condições genéticas ou biológicas que o indivíduo dispõe ou não e que influenciam no seu desenvolvimento maturacional.
Experiência física: ação sobre o objeto, o “fazer mecânico”.
Transmissão Social: são as informações construídas e historicamente acumuladas que passam de geração para geração.

Esses fatores não são suficientes para garantir a aprendizagem pois dependem das relações que o sujeito é capaz de estabelecer ou não com o objeto de conhecimento. Um exemplo que ilustra esta contribuição da Epistemologia Genética é a questão do processo de alfabetização.  

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