Depressão - Causas e dicas de como superar


O Fulumpinga diz, quando tenho uma crise de depressão, eu não sinto vontade de fazer nada, nem das coisas que normalmente gosto muito de fazer. Só tenho vontade de dormir. Eu sinto que não mereço ser amado, que não sirvo para nada e que sou um peso para as pessoas.


Maria diz, eu já pensei em se matar. Mas não é que eu queira mesmo morrer. Eu só queria parar de sentir assim. Geralmente, eu me importo com as pessoas. Mas, quando estou deprimida, não me importo com nada nem com ninguém.

Fulumpinga e Maria estavam no início da adolescência quando a depressão começou. É normal os jovens se sentirem tristes de vez em quando. Mas, no caso deles, isso podia durar semanas ou meses. Fulumpinga diz:

“é como se estivesse presa num buraco bem fundo e escuro, sem poder sair. A gente não entende o que está acontecendo. Parece que nem é mais a mesma pessoa”.

A situação do Fulumpinga e a Maria não é incomum. A depressão em adolescentes parece estar aumentando num ritmo assustador, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a maior causa de doenças e de incapacidade de mininos e meninas ente 10 e 19 anos.


Os sintomas de depressão podem começar na adolescência e talvez incluam alterações no peso, no apetite, e no sono. Podem aparecer sentimentos de tristeza e desespero. Alguns jovens também se sentem inúteis e acham que nunca vão melhorar. Outros sinais de depressão incluem isolamento social, dificuldade de concentração e de memória e pensamentos ou atos suicidas. Talvez haja outros sintomas sem relação com alguma doença física. Quando médicos suspeitam de depressão, em geral eles procuram conjuntos de sintomas que duram algumas semanas e que atrapalham a rotina da pessoa.


Possíveis Causas 
   

De acordo com a OMS, “a depressão é resultado de uma combinação complexa de factores socias, psicológicos e biológicos”. Esses fatores talvez incluam:

Aspectos biológicos: no caso da Maria, sua família tinha um histórico de depressão. Isso é bastante comum e indica que a genética talvez afete a química do cérebro, contribuindo para a depressão. Problemas cardíacos e mudanças hormonais, bem como o uso prolongado e em excesso de algumas substâncias, podem causar depressão ou torná-la mais forte (centenas de doenças, remédios, e drogas podem afetar o humor de uma pessoa, por isso, é importante buscar um diagnostico correto).  

Estresse: um pouco de estresse pode fazer bem. Mas quando o estresse é além do normal e dura muito tempo, ele pode prejudicar a saúde física e emocional. No caso dos adolescentes que são mais frágeis devido às mudanças hormonais, o estresse pode levar à depressão, mas devemos lembrar que não se sabe exatamente o que causa a depressão. Como já mencionado, ela pode ser resultado de uma combinação de fatores.

Entre as coisas que podem causar estresse e provocar depressão em adolescentes estão o divórcio ou separação dos pais, a morte de um parente ou amigo, abuso sexual, maus tratos, acidente grave ou doença. Uma criança com dificuldade de aprendizagem também pode ficar estressada, principalmente se isso a faz se sentir inferior. Alguns pais sobrecarregam seus filhos por esperar demais deles, talvez com relação aos estudos. Outros fatores que causam estressem são: incerteza quanto ao futuro, bulling, pais com comportamentos impossíveis e falta de cuidados por parte do pai ou mãe depressiva.

Se você tem depressão, faça o que estiver ao seu alcance para cuidar da sua saúde física e mental. Ex.: coma alimentos saudáveis, durma o suficiente e faça exercícios físicos regularmente. Fazer exercícios ajuda a liberar substâncias químicas que melhoram seu humor, sua disposição e seu sono.
Se possível, tenta descobrir o que deixa você deprimido. Converse com alguém em quem você confia. Pense em parentes e amigos mais chegados a quem você pode percorrer para conseguir lidar melhor com a depressão.


Mais informações em www.jw.org

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.